7 de novembro de 2012

Atenção ao parar com sua motocicleta

Texto de Becky Tillman - Revista HOG
Becky é instrutora do Rider's Edge e tem algumas dicas importantes quando estamos parados num semáforo ou vamos estacionar a motocicleta.

1.Coloque seu pé firmemente no chão - e veja aonde você está pisando a fim de evitar escorregar o pé e cair com a moto.

2. Fique alerta - para o que está acontecendo ao seu redor. "Pode acontecer de um motorista desatento chegar muito perto do para-lama traseiro e te dar um empurrão ou, se aproximar em alta velocidade e te jogar para frente. Crie o hábito de`verificar os seus espelhos enquanto estiver parado e esteja preparado para correr (com segurança) do perigo, se necessário. Pisque luz de freio se você vir alguém se aproximando, saiba sua 'rota de saída'e mantenha a moto em primeira marcha para uma fuga rápida , caso seja preciso."
Por isso é importante parar de uma forma que você não fique prensado entre dois carros e não tenha alternativa de sair por uma das laterais.

3. Estacionamento - muitas vezes chegamos cansados e não vemos a hora de parar a motocicleta para esticar o corpo. Porém, nesta hora é preciso ter muita atenção, pois qualquer virada a mais no guidão ou exagero no uso do freio dianteiro, ou, esquecer de baixar o suporte lateral da moto, ou ainda, parar numa descida com a moto o que dificultará a sua saída?... rsrsrsrsrs
Além disso, cuidado com pedrinhas, areia e argila... é uma beleza para escorregar o pé; bem como limo, folhas em putrefação e rua de paralelepípedo - molhada...

Precisamos estar conscientes  e concentradas(os) ao fazermos estas manobras...

4. Leve consigo sempre um coaster - é uma apoio para o descanso da motocicleta.
"Um erro fácil de cometer é não perceber quando a superfície de estacionamento é macia demais para suportar o peso da sua motocicleta. Isso pode acontecer com lama ou cascalhos, na grama (em ambos os casos, especialmente quando molhado), ou, muito frequente, sobre uma superfície de asfalto em um dia quente."
"Os coasters podem ser um pedaço de madeira, , uma lata de alumínio achatada, uma rocha lisa."

5. A partir daqui é só descida - "outra consideração importante se dá quando o estacionamento está em um declive. Um 'erro de principiante' comum é estacionar, todo feliz, em um espaço privilegiado perto da porta do restaurante, só para perceber, após o almoço, que você é incapaz de puxar a sua moto para trás.
"Preste atenção ao estacionar: se o local for oposto à direção que você está indo, embique sua moto para o lado contrário. Dessa forma, você terá toda a potência do motor V-twin em vez de utilizar sua próprias pernas para trazer você de volta.
Declives também são importantes quando se inclinam para os lados. Tome cuidado para não deixar sua moto pouco inclinada, pois até uma brisa suave (ou criança descuidada) pode derrubá-la. De qualquer maneira se a ladeira for muito íngreme para estacionar com segurança, encontre outro local."

6. Universos paralelos - "evitar estacionar como os carros, ou seja paralelamente ao meio-fio. Pois fica difícil de visualizar a moto por outro motoristas. Estacione, preferivelmente, com ela inclinada formando ângulo de 45 ou 60 graus."
Sempre que possível avalie instantaneamente o melhor lugar para estacionar, mesmo que você tenha que dar uma volta na quadra. Procure estacionar longe dos veículos pois eles podem bater na moto, na hora que estão saindo do parking.
E Enquanto estiver fazendo estas manobras, mantenha a moto o mais na vertical possível, e matenha-se  calma(o) ao manobrar. 
Lembre-se de pedir ajuda quando se vir em apuros.
Se a moto pender, saiba como erguê-la sozinho(a). Veja este link

Prefiro deixar a moto isolada, a fim de não precisar fazer muito esforço ao sair


Nesse caso, esta bela Street tem marcha-ré, caso contrário alguém teria que ajudar a puxar 


Te vejo na próxima postagem, até lá!


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