31 de maio de 2013

Ásana para melhorar as dores no corpo após andar de moto

É sabido que depois de horas andando de moto é preciso fazer algo para tirar o cansaço, as dores nos braços, costas e ombros; sem contar o desgaste emocional. Depois de um bom banho nada melhor do que fazer uns mudras e/ou ásanas.
Hoje vamos apresentar esta ásana que contribuirá para o bom restabelecimento da energia do corpo-mente e da atentividade. Lembrando a importância de se praticá-la frequentemente para o fortalecimento do complexo corpo-mente.

ADHO MUKHA SVANASANA
Também conhecida como "Postura do Cachorro Olhando para Baixo". Segundo Vanessa De Luca (professora de Yoga) esta postura é completa porque alonga toda a cadeia posterior do corpo, fortalece as pernas, o tronco e os braços, alinha a coluna vertebral e alivia a tensão do pescoço e da cabeça. Além de aumentar a circulação sanguínea no cérebro, coração e pulmões; acalma a mente e estimula o sistema nervoso positivamente. Esta ásana também contribui para diminuir a ansiedade e a depressão e, consequentemente aliviando o stress da viagem.

Coloque uma cadeira com as costas contra a parede e fique de frente para ela a um metro de distância. Ao inspirar, eleve os braços, direcione o topo da cabeça para o teto e, na expiração, flexione à frente a partir da articulação coxo-femoral, apoiando as mãos sobre o assento. Caminhe com os pés para trás, mantendo-os afastados um pouco além da largura dos ombros e até que fiquem alinhados ao quadril. Expire ao pressionar os calcanhares no chão e as mãos na cadeira. Cuidado com os pulsos. Durante os primeiros meses, o peso colocado nas mãos e nos punhos deve ser mínimo. O aumento do peso dever ser de forma lenta e cuidadosa. Os dedos se afastam das palmas, e estas pressionam a base uniforme e firmemente, com o dedo médio apontando para a frente e os demais afastados. Eleve ligeiramente os glúteos ao estender os joelhos e puxar suas coxas para trás, mas não arqueie sua lombar. Leve a caixa torácica em direção às sua coxas e alongue a parte posterior do pescoço. Mantenha cotovelos e joelhos alinhados e pressione os calcanhares contra o chão e os ísquios para cima. Para desfazer, inspire e eleve lentamente a cabeça, caminhe em direção à cadeira, faça duas ou três respirações e, só então, erga o tronco. Mantenha a postura de 30 segundos a 1 minuto.

Foto de Viviane Pelissari Guia Oficial de Yoga

Foto de Viviane Pelissari - Guia Oficial de Yoga

Postura para quando o corpo já tiver mais flexibilidade
Comece com as mãos, joelhos e pés no chão; pés e joelhos devem estar na mesma largura do quadril. Com os dedos dos pés  virados para frente, empurre o quadril para trás na direção dos calcanhares. Depois estique os braços para frente colocando as mãos na largura dos ombros. Alongue o tronco e deixe a cabeça relaxada. Inspire e, ao expirar, eleve o quadril para cima, estendendo as pernas. Com as mãos firmes no chão, empurre os braços, os ombros, o tronco e o quadril para cima, alinhando a coluna. Depois, abra o peito e empurre-o suavemente na direção das coxas. A partir dos ísquios elevados, alongue bem as pernas, empurre as canelas para trás e eleve os joelhos pela ação do quadríceps. Relaxe o rosto, a  garganta , a nuca e a cabeça e respire devagar e profundamente. Fique nesta postura entre 30 e 60 segundos.

Foto de myyogaonline.com

Esta foto abaixo indica o que não se deve fazer: Não dobrar os joelhos e não arredondar a coluna. Tome cuidado para não deixar os ombros para fora. O pescoço precisa estar relaxado
Foto de Viviane Pelissari - Guia Oficial de Yoga

Sei que não é tão simples no começo, mas com persistência vamos nos surpreender com os resultados desta postura. Realmente faz com que nos sintamos renovadas...

Nos vemos na estrada!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vìdeos Zen na Motocicleta