17 de julho de 2014

Harley-Davidson 61EL 1936



Esta belezura de máquina foi carinhosamente chamada de Knucklehead, com 1.000cc e 40 cv de potência. Agradou por demais os apaixonados por motocicleta, na época. Tanto que desbancou as motocicletas Indian. Segundo informações, graças a este modelo a Harley-Davidson Company conseguiu se reerguer do caos, na época da recessão nos EUA.

A combinação de longa experiência e engenharia moderna criaram um motor 61 OHV - over head valve - melhorando performance da  motocicleta - 2 cilindros em V com angulação de 45 graus; e o motor estava disponível na versão média ( modelo E) e alta compressão (modelo EL). A máquina pesava 256kg e podia atingir 161km/h...

Pela primeira vez o painel de instrumentos foi locado na parte superior do tanque.
Ah! este tanque com formato - teardrop - também é outro item que perdura até hoje nas motocicletas Harley-Davidson.
Outra novidade foram os grafismos exclusivos, pois até então a HDMC somente as pintava nas cores: cinza, verde e preta. E esta estratégia surtiu efeito nas vendas.

Segundo Willie G. esta é uma das motocicletas mais colecionáveis atualmente. Eu, particularmente, sou fã desta obra de arte!





Assim como o Projeto Rushmore este modelo inovador também teve que passar por ajustes e correções, até ficar afinada.  

Referência:
Harley-Davidson - A Way of Life - Albert Saladini; Pascal Szymezak
100 Years of Harley-Davidson - Willie G. Davidson
Ultimate Harley-Davidson - Hugo Wilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vìdeos Zen na Motocicleta