Olá amigos de estrada!
Uma vez li uma reportagem sobre os freios ABS das HDs, e a pessoa comentou que os freios não são eficientes em estrada de terra. Isso sempre ficou soando na minha mente e portanto, tinha uma certa resistência em experimentar uma moto com freios ABS na rua de casa. Mas um dia SURGIU a oportunidade e depois de subir e descer algum par de vezes - aprendi... Viva!!!
Anteriormente minha experiência com a Deluxe - que tem freios à disco - é:
- só usar o freio traseiro e controlar a embreagem;
- jamais,
jamaisusar o freio dianteiro em baixa velocidade e numa descida de estrada de terra.
Os freios ABS de uma moto Honda é integrado - CDBS, o que significa que ele distribui a frenagem para ambas as rodas a fim de evitar que elas travem. Isto quer dizer que se eu frear só com a roda traseira o módulo responsável pelo freio ABS vai distribuir para a roda dianteira. Assim a moto pára mais rapidamente e não derrapa em estrada de terra.
Mas as motos HD não tem isso, a não ser as Touring a partir de 2014 - clique aqui para ver como funciona - no Blog do Jhonatan Silva.
As Softail, assim como as Sportster os freios ABS - dianteiros e traseiros - funcionam separadamente e é o piloto quem terá de aprender a dosar a frenagem.
Pesquisando no Fórum HD me deparei com uma situação que também aconteceu comigo - descendo a rua e chegando próximo ao cruzamento- onde é mais íngreme -, apertei mais ainda o manete do freio traseiro e foi quando o ABS liberou o freio e a moto não parava... rsrsrsrs
Numa outra tentativa usei, primeiramente, o freio traseiro e quando percebi que ia acontecer a liberação novamente, acionei o freio dianteiro, suavemente, e a moto desceu lindamente; mesmo passando pelo piso irregular e com pedras soltas. O segredo é usar ambos os freios, intuitivamente...
RIDE YOUR WORLD!
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