7 de novembro de 2016

Freios ABS nas Harley-Davidson

Olá amigos de estrada!
Uma vez li uma reportagem sobre os freios ABS das HDs, e a pessoa comentou que os freios não são eficientes em estrada de terra. Isso sempre ficou soando na minha mente e portanto, tinha uma certa resistência em experimentar uma moto com freios ABS na rua de casa. Mas um dia SURGIU a oportunidade e depois de subir e descer algum par de vezes - aprendi... Viva!!!

Anteriormente minha experiência com a Deluxe - que tem freios à disco -  é: 

  • só usar o freio traseiro e controlar a embreagem; 
  • jamais, jamais usar o freio dianteiro em baixa velocidade e numa descida de estrada de terra.





Os freios ABS de uma moto Honda é integrado - CDBS, o que significa que ele distribui a frenagem para  ambas as rodas a fim de evitar que elas travem. Isto quer dizer que se eu frear só com a roda traseira o módulo responsável pelo freio ABS vai distribuir para a roda dianteira. Assim a moto pára mais rapidamente e não derrapa em estrada de terra.



Mas as motos HD não tem isso, a não ser as Touring a partir de 2014 - clique aqui para ver como funciona - no Blog do Jhonatan Silva.

As Softail, assim como as Sportster os freios ABS - dianteiros e traseiros - funcionam separadamente e é o piloto quem terá de aprender a dosar a frenagem. 
Pesquisando no Fórum HD me deparei com uma situação que também aconteceu comigo - descendo a rua e chegando próximo ao cruzamento- onde é mais íngreme -, apertei mais ainda o manete do freio traseiro e foi quando o ABS liberou o freio e a moto não parava... rsrsrsrs
Numa outra tentativa usei, primeiramente, o freio traseiro e quando percebi que ia acontecer a liberação novamente, acionei o freio dianteiro, suavemente, e a moto desceu lindamente; mesmo passando pelo piso irregular e com pedras soltas. O segredo é usar ambos os freios, intuitivamente... 

Conclusão da história - nada melhor do que você mesma(o) aprender com suas próprias experiências...



RIDE YOUR WORLD!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vìdeos Zen na Motocicleta