6 de outubro de 2010

Mini Cooper, um mito assim como a Harley-Davidson


Quem tem paixão por este carrinho gosta de customizá-lo, organizam-se em comunidades (Mini Clubman) e fazem passeios da mesma forma como ocorre com os amantes da Harley-Davidson. Eles se sentem orgulhosos de pertencerem à esse seguimento.

A história do Mini começa em 1957, quando Leonard Lord, presidente da British Motor Corporation (BMC), decidiu desenvolver um carro pequeno confiável e eficiente para os consumidores. Naquela época, a Inglaterra estava no meio de uma crise de petróleo e carros econômicos eram uma necessidade. A maioria desses carros tinha motores abaixo de 700 cm3 (centímetros cúbicos) e eram chamados de microcarros (também conhecidos como "bubble cars" ou "carros-bolha"). A maior parte foi produzida na Alemanha, e eles normalmente eram difíceis e perigosos de dirigir. Lord deu ao projetista de automóveis Alec Issigonis a tarefa de criar um carro inglês que coubesse em uma caixa de aproximadamente 3 m de comprimento, por 1,2 m de largura e 1,2 m de altura. Além disso, o espaço para passageiros no carro tinha que englobar 60 % do comprimento do veículo.


Em 1961, um construtor de carros de corrida chamado John Cooper se aproximou da BMC com a intenção de alterar o Mini para transformá-lo em um carro de corrida viável. Issigonis se opôs, pois achava que o Mini deveria ser um carro para todos. Cooper decidiu passar por cima de Issigonis e recebeu a bênção da BMC. O resultado da parceria foi o primeiro Mini Cooper, um carro que venceu diversas corridas, incluindo três vitórias no rali de Monte Carlo. Em 1963, Cooper fez mais alterações no desenho do motor e na carroceria. Ele chamou sua versão potenciada de Mini Cooper S.






Um Mini de 1959 era praticamente idêntico a um fabricado em 1999.

Em 1994, a BMW comprou o Grupo Rover, empresa que até então produzia o Mini. A BMW reconheceu o impacto do Mini original e planejou reinventá-lo por completo. 
Em 2000, a produção do modelo original do Mini chegou ao fim. Naquela época, mais de 5 milhões de Minis haviam sido produzidos e vendidos. Uma equipe de jurados composta de 100 especialistas da indústria automobilística elegeu o Mini o carro mais importante do século 20. Embora o Mini fosse raramente visto nos Estados Unidos, na Europa ele ajudou a definir projetos tanto para carros quanto para ruas de cidades. O carro que simbolizou a indústria automobilística inglesa por 40 anos chegava ao fim da linha.

Quando o MINI Cooper não está rasgando estradas nas telas do cinema - "Um golpe à Italiana" e  "Uma Saída de Mestre"  , está fazendo parte das frotas de carros das celebridades. Desde a época da primeira linha Mini, as celebridades adotaram esse carro peculiar. Alguns proprietários famosos do MINI incluem:
·             Os Beatles 
·             Steve McQueen
·             Clint Eastwood
·             Paul Newman
·             Charlotte Church
·             Jennifer Love Hewitt
·             Sharon Osbourne




Este é o meu preferido

Leia toda a matéria em How Stuffs Works

Leia também Portal São Francisco 

Também em 1957 a Harley-Davidson lança a  Sportster XL 883cc, que permanece até hoje, como porta de entrada para os amantes da Marca. E muitos embora tenham adquirido uma Harley de maior cilindrada, continuam com a sua 883, para andar na cidade.
Veja também esta postagem, com fotos dos modelos XL, entre os anos 1957 - 2007


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vìdeos Zen na Motocicleta